Revista “Temperar, Alourar e Mimar” homenageou as equipas de trabalho nos refeitórios escolares eborenses
Atualizado em 30/07/2021O trabalho desenvolvido pelas cozinheiras e auxiliares de cozinha nos refeitórios escolares do Concelho de Évora foi homenageado com o lançamento de uma revista na tarde de 23 de Julho de 2021, nas Arcadas do Palácio de D. Manuel, em Évora.
Uma revista de receitas típicas alentejanas, elaboradas pelas cozinheiras do município, com base na alimentação confecionada para os alunos, utilizando os produtos hortícolas adquiridos localmente. Esta publicação teve por base a revisão e implementação de uma nova “Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica”, procurando corresponder a uma alimentação saudável, aos princípios da dieta mediterrânica e à sazonalidade dos produtos, bem como à oferta dos produtores locais.
Este projeto foi desenvolvido em parceria com as Uniões das Freguesias urbanas de Évora (Malagueira e Horta das Figueiras, Bacelo e Sr.ª da Saúde e Évora – Centro Histórico). De destacar ainda que, no âmbito do programa europeu de promoção do desenvolvimento urbano sustentável “URBACT”, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a edilidade viu aprovada a sua candidatura ao “BioCanteens#2” e, doravante, Évora vai integrar esta rede de transferência de conhecimento com outras cidades europeias.
O projeto BioCanteens#2 visa a partilha de experiências e boas práticas em cantinas escolares, tendo como meta a sustentabilidade ambiental.
Durante a sessão foi realçada a importância do papel da Escola Pública e das cantinas na alimentação das crianças, constituindo-se, também, uma referência social para as famílias mais carenciadas, usufruindo de uma alimentação com qualidade, como se pode hoje constatar, reforçada com a aquisição de produtos locais, e com ela a essência e identidade da nossa região.