Revista “Temperar, Alourar e Mimar” valorizou as equipas de trabalho nos refeitórios escolares eborenses
Atualizado em 26/08/2021O trabalho desenvolvido pelas cozinheiras e auxiliares de cozinha nos refeitórios escolares do Concelho de Évora foi colocado em destaque com o lançamento de uma revista na tarde de 23 de Julho de 2021, nas Arcadas do Palácio de D. Manuel, em Évora.
Uma revista de receitas típicas alentejanas, elaboradas pelas cozinheiras do município, com base na alimentação confecionada para os alunos, usando os produtos hortícolas adquiridos localmente.
O evento iniciou-se com uma visita à exposição “Cidade, Fotografia e Memória – Évora séc. XX”, patente no 1º andar do Palácio de D. Manuel, seguindo-se, já nas Arcadas, um momento musical por elementos da Orquestra Juvenil de Sopros de Évora. A animar a cerimónia esteve ainda um “cozinheiro” especial, o Chef Mimo – Conceição Pires (Técnica nas AEC’s) que se vestiu a rigor para a ocasião e interagiu com o público gerando momentos de muito boa disposição.
Este projecto municipal teve por base a revisão e implementação de uma nova “Ementa Escolar Sazonal Mediterrânica”, procurando corresponder a uma alimentação saudável, aos princípios da dieta mediterrânica e à sazonalidade dos produtos e à oferta dos produtores locais. Foi desenvolvido em parceria com as Uniões das Freguesias urbanas de Évora (Malagueira e Horta das Figueiras, Bacelo e Sr.ª da Saúde e Évora – Centro Histórico). No âmbito do programa europeu de promoção do desenvolvimento urbano sustentável “URBACT”, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), a candidatura do município, com o referido projeto, foi aprovada e Évora vai integrar a rede de transferência de conhecimento “BioCanteens#2”, com outras cidades europeias.
O representante da União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras falou um pouco sobre o projecto BioCanteens#2, que visa a partilha de experiências e boas prácticas em cantinas escolares, tendo como meta a sustentabilidade ambiental.
Teve também lugar a visualização de um pequeno filme com entrevistas às cozinheiras e auxiliares de cozinha que participaram na elaboração da revista.
Interveio também a cozinheira Rosa Abadia, que em Dezembro de 2021 cumpre 27 anos de trabalho na Cantina da EB do Rossio de S. Brás, que falou em representação de todas as cozinheiras e equipas participantes.
Para além das equipas da cozinha, o município realçou o trabalho feito pela Professora Adelina Soares, que foi Coordenadora e responsável pela Cantina Escolar da EB do Rossio durante largos anos. Aposentou-se em 2004, mas pediu para continuar como voluntária, nessa cantina, onde esteve mais 16 anos. Graças à sua iniciativa e exemplo, a Câmara Municipal desenvolveu o projecto de Voluntariado “Almoços de Miúdos com Graúdos”.
A autarquia sublinhou ainda a importância do papel da escola pública e das cantinas na alimentação das crianças, constituindo-se, também, uma referência social para as famílias mais carenciadas, usufruindo de uma alimentação com qualidade, como se pode hoje constatar, reforçada com a retoma da aquisição de produtos locais, e com ela a essência e identidade da nossa região. Reconheceu o empenho e dedicação das funcionárias das cantinas, o valor do seu trabalho diário, em especial quando estiveram na linha da frente, aquando dos primeiros tempos de pandemia, quando foi preciso confecionar refeições para quem necessitava, nomeadamente bombeiros e filhos dos profissionais essenciais a frequentar as escolas de referência.
Para finalizar, os participantes no projecto receberam a revista “Temperar Alourar e Mimar”.