Premiados do concurso “Évora às Pinceladas, 2025!” já anunciados
Atualizado em 08/05/2025Bal lis Life (Pintura da parede do Parque das Corunheiras), apresentada por Teresa Tonin dos Santos e “Quebra de Ritmo” (Pintura do piso do campo com uma tabela basquetebol da Cruz da Picada), apresentada por Luna Araújo dos Santos são os trabalhos premiados no concurso “Évora às Pinceladas, 2025!”.
Uma decisão que foi tomada pelo júri constituído para o efeito e composto pelos Técnicos da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Évora reunido no dia 14 de abril.
O concurso, lançado no âmbito do Mês da Juventude, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora e tem por objetivo permitir desenvolver ideias/expressões artísticas através da pintura de murais, painéis, pisos desportivos e paredes de instalações desportivas ou juvenis situadas no concelho. Destina-se a jovens, entre os 13 e 30 anos de idade, que à data residam, estudem ou trabalhem no concelho de Évora.
Tem como principais objetivos promover a participação e envolvimento dos jovens em novas expressões artísticas; incentivar a criatividade e originalidade na criação de uma pintura artística; divulgar a arte de rua, reconhecer as ideias mais originais e criativas e envolver os jovens eborenses nas atividades promovidas pela autarquia, de forma a fomentar o sentido de pertença e união entre todos.
A Câmara Municipal de Évora atribui prémios aos autores dos trabalhos selecionados, consoante os metros quadrados que se disponham a pintar e disponibiliza ainda tintas e outros materiais necessários à execução do projeto.
Conta-se em breve lançar uma nova “chamada” para dar oportunidade a mais jovens de participarem no embelezamento da cidade.
Recorde-se que a entrega das propostas para o concurso “Évora às Pinceladas, 2025!”, decorreu entre 1 e 24 de março de 2025.
A autarquia sugeriu os locais, salvaguardando a possibilidade de existirem outros locais que possam usufruir deste projeto. Os interessados poderiam participar de modo individual ou coletivo, com um máximo de três propostas de pintura, sendo que somente uma delas poderia ser aprovada.
Foram recebidas cinco propostas de duas jovens diferentes, nomeadamente três delas para a parede do Parque das Corunheiras e duas para o piso do campo c/ 1 tabela basquetebol da Cruz da Picada.
Os critérios de seleção, explanados nas Normas de Participação e pelos quais o júri se regeu foram os seguintes: Originalidade e criatividade; Adequação ao local e Harmonia e estética do conjunto. Foram ainda valorizadas propostas que tivessem em conta a efeméride “Évora, Capital Europeia da Cultura 2027”.