Autarquia faz balanço positivo da Feira do Livro
Atualizado em 11/05/2026“Foi Évora que se abriu ao mundo”
Autarquia faz balanço positivo da Feira do Livro
A Feira do Livro de Évora terminou este sábado com balanço “muito positivo” por parte da Câmara Municipal, com o presidente do município, Carlos Zorrinho, a considerar que a edição de 2026 foi “uma rampa de lançamento de grande sucesso para o Festival Literário que a partir de 2027 afirmará ainda mais a cidade”, enquanto a vereadora Carmen Carvalheira, destacou “o envolvimento de todas as gerações” e a capacidade do certame para levar “a cultura para a rua”.
Em jeito de balanço, Carlos Zorrinho considerou que a Feira do Livro “cruzou as letras com os sons e as tradições com a inovação, os territórios de proximidade com os espaços da imaginação, os viajantes com as gentes da terra, as diferentes gerações e os diferentes olhares”, acrescentando que o evento representou “Évora aberta ao mundo e o mundo a abraçar Évora, unidos por uma linguagem de cultura com valores fortes”.
O autarca agradeceu ainda “aos eborenses, a todos quantos visitaram a cidade e a todos quantos, com o seu trabalho, inspiração e empenho, contribuíram para o sucesso do certame”.
Já Carmen Carvalheira sublinhou que foram “oito dias que marcaram uma nova edição da Feira do Livro”, numa programação que teve como mote “Évora” e que procurou juntar “entidades, saberes, conhecimento, animação, música, teatro e muita leitura”.
Segundo a vereadora, que acompanhou diariamente o certame, o objetivo passou por envolver diferentes públicos e gerações, promovendo uma feira participada e aberta à cidade. “Procurámos que todas as gerações se sentissem motivadas a serem parte ativa e todos juntos trouxemos a cultura para a rua ao encontro de quem por ali passou”, referiu.
Carmen Carvalheira destacou ainda o envolvimento de livreiros, editoras, autores, associações culturais e sociais, escolas, Universidade de Évora e convidados, deixando uma palavra especial aos trabalhadores da autarquia, que considerou terem sido “inexcedíveis na dedicação e competência com que se entregaram a esta causa de tornar esta Feira um sucesso”.
Ao longo de oito dias, a Feira do Livro de Évora levou ao centro histórico dezenas de apresentações, debates, concertos, sessões de teatro, atividades para crianças e encontros com autores, tendo como epicentro o espaço junto ao Templo Romano.
O último fim de semana ficou particularmente marcado pelo “Comboio Literário”, iniciativa promovida em parceria com o grupo editorial LeYa, que trouxe até à cidade alguns dos mais reconhecidos nomes da literatura portuguesa contemporânea, entre os quais Daniel Sampaio, Rodrigo Guedes de Carvalho, Francisco Moita Flores, Isabela Figueiredo e Luísa Sobral.
Apesar da chuva e do vento sentidos nos últimos dias do evento, as sessões literárias e encontros com leitores registaram elevada adesão, com a Biblioteca Pública de Évora a esgotar durante vários momentos da programação.
A autarquia considera que esta edição reforçou a afirmação cultural de Évora e lançou bases para o futuro Festival Literário previsto para 2027, enquadrado na estratégia da cidade enquanto Capital Europeia da Cultura e “Capital Europeia ao Sul”.


